19 de julho de 2010

O Estômago do Coração

Vivendo em um mundo onde as pessoas que nos distraem são bem mais remuneradas do que aquelas que salvam, protegem e abrem nossos olhos; se deus tivesse uma mensagem importante para ser dita em apenas um parágrafo, em poucas palavras ele diria: “Vocês entenderam tudo errado”. Completo, eu: pois o sistema está às avessas.


Até hoje não me canso de se espantar com a ignorância e a falta de comunicação entre as pessoas que se amam. Mal conhecemos uns aos outros! E como diria Rui Barbosa, frente aos cínicos, os honestos sentem vergonha da honestidade quando um juramento de veracidade trás a suspeita de mais um engodo do jogo da sabotagem. Levar a vida sem expectativas e sem necessidades de resultados, isso é liberdade.


Em grande parte, a toda hora, a vida se resume a isso. Pessoas que não acreditam na sinceridade dos outros, amigos enganado amigos, relações sucumbindo ao temor da hipocrisia e do sofrimento desnecessário. Jogando com todos e contra si mesmo, no campo psicológico da humanidade, os vetores que menos têm proximidade conosco são os que mais nos afetam; porque, quando vamos julgar alguém sempre fazemos isso baseado nas experiências que tivemos com outras pessoas. Isto é a vida! Este maldito campo de batalhas pelo qual me recuso irredutivelmente a partilhar.


As palavras perdem a força quando deixamos de acreditar nelas. Nunca foste capaz de medir o que eu sentia, então porque se deixou levar pelas incertezas e vilezas da vida a crer no que estava diante de teus olhos? O amor sempre esteve comigo e bem diante de teus olhos. O amor e tudo que ele trás e não conseguimos enxergar. Querendo tanto vê-las, sempre seguindo avidamente na busco disto, e tarde, percebemos que elas já não estão mais no mesmo lugar.


O começo ainda nem começou e já me sinto cansado de dar à cara a tapa. Isso é apenas um aperitivo no qual eu sou mal servido e ingerido indigestamente. Faço questão de sempre que puder ser indigesto a todos vós. Desejo, do fundo de meu estômago e coração, do estômago do coração, que vós tanto quanto eu, tenham a maior dor de barriga de suas vidas. Diante dos olhos, sem quase nunca enxergarmos, temos tudo o que queremos. De agora em diante, me recuso inexoravelmente a freqüentar lugares onde sei que não há nada para mim. Passei da idade dos experimentos.


Ricardo Magno

0 Comentários: