O bar do Claudeci, situado atrás da Faculdade Atenas Maranhense (Fama) e reduto dos alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) conta com os laços fraternais da clientela. Lá, o atendimento é self-service. A caixa de som e o violão ficam a disposição. “Do contrário, é só entrar na fila do DVD”, explica Claudeci Conceição do Santos, proprietário.
No local toca de tudo, desde Engenho Cívil (banda de rock local) até festa de vinil em tributo a Raul Seixas. Dúvida? “É só olhar no Orkut do bar feito pelos clientes em homenagem ao local”, completa o proprietário.
Localizado no beco ao lado do teatro Ferreira Gullar, o visual regionalista faz da galeria João Cortez (antigo Beco) um dos cartões de visita do município. Seguindo a mesma linha cheia de personalidade tradicional, no coração da cidade e “às margens” da Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, a Blitz Choperia transforma o ambiente austero da arquitetura urbana em um descolado estacionamento da boa música.
A MPB, o rock, as músicas da terra e até o blues estão no repertório seletivo desses ambientes. O baixo, instrumentos de corda contrapostos à guitarra, “choca algumas pessoas”, conforme relata Reginaldo dos Santos, cantor mais conhecido como Parente, freqüentador e atuante em ambos locais.
Pub nordestino
No domingo, por volta das 10 da manhã, ao longo da rua Simplício Moreira se ouve o triângulo, a sanfona e o zabumba nas canções do Luis Gonzaga, Pinduca, Demônios da Garoa, e Jackson do Pandeiro. Com início às 9 e termino lá pelas 13 horas, Felipe Rodrigues Barros, o Felipão, faz do salão de sua bodega e garagem do seu fusca, o modesto, porém encantador palco dos Sanfoneiros da Simplício Moreira, o conhecido Forró do Felipão. Recinto onde simpáticos rapazes da terceira idade há três anos se reúnem a celebrar a vida com um ar de nostalgia típico da velha guarda. Tem dias que chega a ter até dez sanfoneiros.
Os entrevistados também se lembram com saudade do bar da Academia, recanto de intelectuais que ficava na Praça da Cultura - nome sugestivo. Bares que contribuem com o diferencial em tempos de avalanche de rebolations, sertanejo e Lady Gaga.
Ricardo Magno
0 Comentários:
Postar um comentário