7 de julho de 2010

O portal da cultura

Diferente da capital do estado, os costumes em Imperatriz são a soma de povos que se radicaram na região vindos de vários cantos do país, e principalmente, do Centro-Oeste, Região Sudeste e Norte do Brasil, além de imigrantes de outros países que ajudam a transformar a cidade em um rico encontro de tradições, crenças e costumes. Imperatriz possui grupos de teatro e até de cinema experimentais que trabalham de maneiras alternativas. Também existem diversas bandas de diversos rítimos musicais e corais.
A música sertaneja e o forró são os rítimos mais badalados da cidade. Também a música popular brasileira (MPB) e o rock and roll tem suas devidas importâncias. Há também a música eletrônica e o tecnobrega, movimento que vem ganhando inúmeros eventos ao longo dos anos. Os grupos locais que mais se destacam são: Banda Antiquárius (Pop Rock); Freedoom (Hard Rock, Heavy Metal); Mortos (Death Metal); Narcan (metalcore); Bloody Sabbath (Black Sabbath cover); DK6 (Pop rock); Moon Rock (Pop rock);Banda Baetz (forró); Juliano Reis & Jordão (sertanejo) e César & Matheus (sertaneja).

Os espaços para exposição de movimentos culturais são o Teatro Ferreira Gullar, a Casa do Artesão, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), o Centro de Convenções de Imperatriz, a Praça de Fátima e a Praça da Cultura. Atualmente, Imperatriz tem somente uma sala de cinema (da rede Cine Blue). Com os projetos de construção dos dois shoppings, cogita-se a instalação de mais salas e também de uma sala 3D. A Academia Imperatrizense de Letras é uma das entidades culturais de maior prestígio do sul e sudoeste maranhense. Reunindo literatos e intelectuais de várias cidades da região, a AIL tem se destacado como fomentadora da literatura regional responsável por aproximadamente 70% de toda a publicação editada hoje nessa parte do estado.

Ricardo Magno

0 Comentários: