Uma releitura de Paulo Freire
(rascunhos de uma obra)
Macro
porque Paulo Freire a definiu como um mecanismo de submissão de uma classe a outra.
De um indivíduo mais favorecido, economicamente, a outro, menos favorecido.
Que, por seguinte, procura outro, menos favorecido, pra subjulgar... E assim,
sucessivamente.
Aqui,
esse mecanismo de “opressão” é observado se manifestando, claramente, tanto
entre as classes sociais – núcleos de indivíduos -, mas também, entre as
cidades, regiões, estados e países. Por assim dizer, o defini-se como Macro
Pedagogia do Oprimido. Sem fugir do propósito de Paulo Freire. Apenas ampliando
o seu campo de atuação.
Vale
ressaltar que ele não é só um mecanismo atuante no campo econômico, mas também,
na área intelectual e sociocultural. O que acaba desenvolvendo,
inconscientemente, uma “contra-cultura” a impor valores como uma maneira de
solidificar o poder e exercer influência sobre os subjulgados.
Ricardo Magno
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