23 de abril de 2013

A Macro Pedagogia do Oprimido





Uma releitura de Paulo Freire

(rascunhos de uma obra)



Macro porque Paulo Freire a definiu como um mecanismo de submissão de uma classe a outra. De um indivíduo mais favorecido, economicamente, a outro, menos favorecido. Que, por seguinte, procura outro, menos favorecido, pra subjulgar... E assim, sucessivamente.

Aqui, esse mecanismo de “opressão” é observado se manifestando, claramente, tanto entre as classes sociais – núcleos de indivíduos -, mas também, entre as cidades, regiões, estados e países. Por assim dizer, o defini-se como Macro Pedagogia do Oprimido. Sem fugir do propósito de Paulo Freire. Apenas ampliando o seu campo de atuação.

Vale ressaltar que ele não é só um mecanismo atuante no campo econômico, mas também, na área intelectual e sociocultural. O que acaba desenvolvendo, inconscientemente, uma “contra-cultura” a impor valores como uma maneira de solidificar o poder e exercer influência sobre os subjulgados.




Ricardo Magno  

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