16 de março de 2011

A Londres Vitoriana









Na esfera do maneirismo, considerando todas as suas camadas insubstanciais e estereotipadas, a criação de Adão culminou na descoberta do homem e de um novo mundo. Drácula: um Flâuner na Londres Vitoriana. O Vampiro Curitibano que trocou a Grécia pela França para passar seis meses na Inglaterra. No pensamento urbano da contemporaneidade e seguindo o pensamento de um texto de Pantagruel ele via com exatidão o local a ser desfrutado com ênfase na experiência individual e nas possibilidades latentes do homem.

Reunindo esse corpus eclético de idéias, o jovem Luís com a sua Maria Antonieta, seres com forças além de seus poderes e incapazes do domínio completo sobre seus pensamentos, capacidades e paixões, e muito menos sobre a duração de sua própria vida; em tempos de guerra, por mimo, optaram em plantar carvalho ao invés de fazerem caridade. E acabaram por esquecer que é somente na mocidade que se trazem oportunidades que depois de serem desperdiçadas nunca voltam ou se voltam, já chegam bem tardes. Pois esse era o momento em que os ladrões de rua, os carrascos e os empregados do estábulo eram mais eruditos do que os doutores e pregadores do meu tempo.

A partir da estrutura de ensino medieval do Trivium e do Quadrivium, Petrarca, um digno do humano, e Pico della Mirandola, uma versão italiana de Dom Quixote, em um Retrato de Erasmo, O Jovem, acreditavam que quanto mais felizes todos fossem, menos uns incomodariam os outros. Mas Jack, O Estripador, não pensava assim e logo tratou de iniciar a dizimação Renascentista no começo da Idade Moderna. Por isso fez confusão Dorian Gray, o Príncipe, e tentou solucioná-la Sherlock Holmes, o enxerido.  

Como se lê em De laude flagellorum de Pedro Damião, da tentativa original e eclética de harmonização do Neoplatonismo pagão com a religião cristã, do eros com a charitas, surgia uma massa de podridão, pó e cinzas quando O Grande milagre ainda era o homem! Rabelais e Montaigne, meu querido Montaigne! O que o tempo fez com você?

De acordo com os pressupostos desta arte Sacra conversazione, apóstolos não poderiam ser representantes de camponeses vulgares e artesãos comuns; porque nada que não fosse grande e sublime o bastante para receber a atenção dos céus e do que as nuvens escondem deveria ser digno de inspiração artística.

Mas o meu estadista preferido antes mesmo disso acontecer já deveria saber que apesar de um Código de Ética não existem boas leis sem boas armas. Pois esta é a regra número um do manual dos governos. É que outrora, Quattrocento e o Cinquecento cheios de figuras históricas, desde Pontormo na Santa Felicita, em festas públicas suntuosas, estavam a disposição da cruz mitológica e alegórica.

Na caracterização de uma atmosfera leve, contra Roma, na seqüência do saque e da contestação da autoridade papal a insurgir como um clarão de escuridão na consciência dos cidadãos enchendo-os de dúvidas e dramas genuínos da Contra-Reforma, tudo isso ocorria enquanto vinha Lutero, aos 46 anos, O Velho.

Em dilemas do século é vindo e bem-vindo o Juízo Final no coração do Vaticano nos despovoados templos do norte em ondas de fúria da iconoclastia em representações pictóricas e escultóricas de santos e personagens divinos e em muito mais obras de arte destruídas ao tempo auxiliada por uma evangelização mais ampla e mais sedutora direcionada para as grandes massas.

Na época idearia humanista e clássica, ao cobrir dois terços finais de 1600, carruagens eram puxadas e guiadas por cavalos enquanto o Homem Vitruviano era usado para identificar este período da História Européia. Este é o momento apoteótico da história da humanidade em que os homens eram melhores do que o que eles tinham, e no entanto, piores do que tudo aquilo que um dia ainda poderiam vir a ser.

Como recursos plásticos e miméticos, o Claro e o Escuro eram usados semelhantes a produtos originados por uma eficiente ilusão tridimensional com a sua estaticidade e seus espaços profundos para somente assim na Escola de Atenas, Rafael poder ver Cristo e o Tributo serem depositados em um ciclo ininterrupto de afrescos em uma permanência bem sucedida válida até hoje. Na poderia ser sobre-humano quando pessoas começaram a tocar com os seus pés a terra. Isto a Madalena Penitente aprendeu através da polifonia melismática dos organa.



Ricardo Magno

0 Comentários: