9 de agosto de 2010

Bilhar


A mecânica do bilhar é igual à mecânica da vida: nos movimentos das bolas se faz o jogo e na mesma jogada que dá errado pra um, pode dá certo para o outro. E isto se chama jogar em cima dos erros alheios! 

A matemática do bilhar é análoga à matemática da vida: diante de uma estatística incomensurável de probabilidades, pode ser que a sua bola caia. A lógica do bilhar é semelhante à lógica da vida: às vezes um jogo quase ganho ainda pode ser perdido! Bola na boca da caçapa nem sempre é bola garantida!


Uma mesa de bilhar é filosófica, porque se ela não pode filosofar, ela nos faz sermos filósofos. Em sua volta, tudo é pura filosofia! Oriundo da mesma regra física que faz a bola não andar é a que a põe em movimento, enquanto o tapete verde mais parece um campo de futebol, todas as bolas rolam à medida que se desenrola suas vidas; porque, mais cedo ou mais tarde, o destino inevitável é o buraco.


É quando a imponente, prepotente e aparente invulnerável bola branca começa a girar que o mundo gira com ela através de uma força centrípeta, centrifuga que somente deus há de explicar. É quando as mãos do jogador as violenta com o taco, que as perspectivas começam a nos escravizar. É que, com a ajuda de Fernando Pessoa (que deus salve este grande homem que há muito eu tenho admirado!) pude perceber que é o movimento que se move no movimento da bola, pois a bola branca é apenas uma bola. Então, escravo de minhas perspectivas, fico sempre esperando que o movimento se desenrole sem nunca tê-lo vivenciado verdadeiramente, pois David Hume, neste caso, foi o primeiro a descobrir a grande verdade


As estratégias do bilhar são idênticas às estratégias da vida: uns só jogam perseguindo as bolas de números mais altos enquanto outros preferem ficar em surdina somente escondendo o bolão. O anti-jogo, aqui como em qualquer outro lugar, também é uma regra que nasceu pra ser violada, e não é nem preciso meter o dedo nos olhos pra fazer o seu rival cegar. Uma bela brincadeira sem graça enquanto horas passam jogando sinuca algumas pessoas esquecem que ainda estão vivas!


A mesa de sinuca só não é perfeita porque nasceu quadrada. Bilhar e filosofia, bilhar é poesia. E nisto, algum valor se acha!


Ricardo Magno

0 Comentários: